28 abril, 2007

Democracia Arrependida

Bom, se é assim, resolvi dizer duas ou três palavrinhas sobre esse teatro chamado política.

Podem tentar me convencer de trezentas formas diferentes. Podem inventar três mil desculpas. Eu nunca vou entender um povo imbecil capaz de colocar pessoas que vão decidir a sua vida de todas as formas, baseado simplesmente no fato dessa pessoa ser conhecida. Eu digo isso não é por despeito ou inveja, isso está absolutamente fora de cogitação. Estou dizendo que é impossível compreender uma sociedade que enche a boca pra dizer que é a maior democracia do mundo, quando na verdade nem sabe o que a palavra "direito" significa.
Posso começar falando sobre isso mesmo. A maioria das pessoas só consegue conceber uma definição de "direito" quando este beneficia a ela. Ou seja, não estou nem um pouco interessado se isso ajuda a outros; se não me ajuda, então não serve pra nada. Existe uma nuvem negra de burrice pairando sobre a cabeça de cada pessoa nessa porcaria de país. É incrível como ninguém consegue enxergar um dedo diante do próprio nariz.
E aí eu me volto para alguns exemplos. Tenho ajudado uma tia a fazer trabalhos de transcrição de umas gravações feitas durante as reuniões da Comissão do Gás. Para quem não sabe, está sendo discutido um modelo de utilização para o gás natural no Brasil, especialmente na geração de energia. Acreditem ou não, o Brasil acabou de perdoar uma dívida do Uruguai (ou do Paraguai, não estou bem certo) em alguns muitos milhões de doláres no ramo energético. Ou seja, o Brasil forneceu eletricidade a esse país e ele simplesmente não vai pagar. E quem vai pagar, então? Não é tão difícil imaginar, né?
E o povinho não consegue perceber isso. Continuam culpando A, B ou C e esquecem que, pior que os acusados, são os acusadores. Estes sim são responsáveis por dar direitos de decisão a pessoas como mães loiras, Clodovis, além de darem crédito suficiente a uma pessoa cujo único mérito é ser gostosa (e nem tanto assim...) a ponto de tornar Fani uma cidadã honorária de Nova Iguaçú.

Me poupem dos seus protestos. Vocês merecem.